top of page

Mitos e verdades sobre raios e danificação de equipamentos eletrônicos

Trouxemos aqui algumas perguntinhas básicas e como o que pode ajudar para que seus eletrônicos estejam em segurança


Um raio pode cair várias vezes em um mesmo lugar?

Resposta = Sim. Há registros de 80 descargas elétricas em uma mesma torre.

Somente os raios podem queimar os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos?

Resposta = Não. A queima dos aparelhos ocorre por causa das sobretensões que são ocasionadas por descargas atmosféricas (raios), apagões ou instabilidades na rede de energia elétrica.

O filtro de linha protege contra raios?

Resposta = Não. Os filtros de linha tem função de atenuar ruídos causados por interferências de radiofreqüência e eletromagnéticas. Para a proteção dos equipamentos contra os efeitos dos raios bem como surtos de manobra (picos repentinos de tensão), surtos provocados pelo ligar e desligar da rede elétrica e por blecautes deve-se utilizar DPS.

O estabilizador protege contra raios?

Resposta = Não. Os estabilizadores tem a função principal de minimizar pequenas variações de tensão na rede elétrica. Para a proteção dos equipamentos contra os efeitos dos raios bem como surtos de manobra (picos repentinos de tensão), surtos provocados pelo ligar / re-ligar da rede elétrica e por bleckouts deve-se utilizar DPS.

Se minha casa tem para-raios externo (SPDA), meus aparelhos já estão protegidos?

Resposta = Os para-raios servem para proteger as estruturas dos edifícios e casas, evitando que a estrutura sofra uma rachadura ou mesmo que incendeie durante uma queda de um raio. Mas eles não protegem a rede de energia e nem aparelhos eletrônicos ligados na tomada.

Como funciona um protetor contra raios?

Resposta = O protetor eletrônico Clamper desvia as sobretensões de altíssima potência e curtíssimo tempo de duração, por meio do condutor de neutro, que é aterrado, protegendo assim, os equipamentos eletrônicos ligados na tomada.

Precisamos desligar os aparelhos eletrônicos da tomada no período das chuvas?

Resposta = Instalando protetores eletrônicos Clamper pode-se utilizar os equipamentos tranquilamente, inclusive durante as tempestades.

Fale com a nossa equipe e veja o melhor Clamper para sua casa ou empresa. Um dos DPS mais utilizados do Brasil, o CLAMPER Front Slim Classe I/II é adequado para instalação entre Linha e Neutro, Linha e PE ou Neutro e PE, em quadros primários e/ou quadros secundários de distribuição de circuitos ou de comando. Sua concepção modular facilita a montagem conjunta de diversas unidades de DPS, conectados diretamente ou não ao barramento, assim como a outros componentes dos quadros de distribuição de circuitos. Pode atuar diversas vezes sem a necessidade de ser substituído ou religado.

Protetor contra raios e contra Surtos elétricos, classe I/II, para aplicação em quadros de distribuição de energia.

Fonte: Clamper

Acesse nossos canais










1.565 visualizações0 comentário
bottom of page